Notícias
Contratação de Escola
Lista Ordenada de Candidatos
Grupo: 100 – Educação Pré-Escolar
Nº horário: 14
Horas: 10
Duração: temporário
Informação
Preparar o Digit@l – IAVE
Provas-ensaio 2025
A avaliação externa das aprendizagens reveste-se de grande importância pedagógica, curricular e social. Desde logo, ela contribui para a regulação do desenvolvimento do currículo nas escolas. Depois, a avaliação externa tem também como objetivo monitorizar a aprendizagem e devolver ao sistema educativo informação relevante para a melhoria dos processos didáticos de ensino e de melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como para a tomada de decisões de política educativa. A implementação, no presente ano letivo, do novo modelo de avaliação externa, com a introdução das provas ModA nos 4.º e 6.º anos de escolaridade e com alterações nas provas finais do ensino básico, permitirá a comparabilidade dos resultados, tornando-os mais fiáveis e úteis para uma efetiva monitorização da evolução das aprendizagens dos alunos ao longo do ensino básico. As provas ModA e as provas finais do ensino básico decorrem em suporte digital. Nesse sentido, importa assegurar que, aquando da sua realização, todos os alunos estejam familiarizados com o digital em contexto de avaliação e, em particular, com a plataforma de realização de provas do IAVE. Para que o processo de avaliação externa digital seja fiável como instrumento de monitorização, equitativo e justo para todos os alunos, é indispensável que os alunos tenham experiência e proficiência de utilização da plataforma de realização de provas do IAVE. O digital não pode ser um fator impeditivo para os alunos, nem prejudicar o seu desempenho ou a demonstração do que aprenderam em cada disciplina. Como tal, a avaliação externa em 2024/2025 foi planeada de forma a garantir que todos os alunos se encontrem em situação de equidade no que à utilização do suporte digital diz respeito. Uma das medidas introduzidas no âmbito dessa preparação é a realização de provas-ensaio para os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, nas disciplinas a que se aplicarão provas ModA ou provas finais do ensino básico. As provas-ensaio não são provas de avaliação externa e, enquanto momento de ensaio e preparação, serão uma mais-valia para todos: permitirão aos alunos familiarizar-se com o suporte digital em contexto de avaliação, ajudarão as escolas a testar os seus procedimentos de organização das provas de avaliação externa, e contribuirão para os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação identificarem áreas de melhoria.
Para que as provas-ensaio não sejam o único momento de interação dos alunos com recursos digitais, em particular, com plataformas de avaliação digital, o IAVE disponibiliza no seu sítio da Internet (https://iave.pt) as provas digitais realizadas em anos anteriores. De forma a que os alunos, ao terem contacto com itens de avaliação das várias disciplinas, possam ambientar-se da melhor forma à plataforma de realização de provas do IAVE, sugere-se às escolas que consultem estes recursos digitais.
Pode consultar a calendarização das provas-ensaio no Agrupamento de Escolas de Meda em baixo.
DIVULGAÇÃO
Eleições para os Corpos Sociais da APEE do Agrupamento de Escolas de Meda
CORAÇÕES QUE INSPIRAM
O desafio “Corações que Inspiram” é mais do que uma atividade de reconhecimento, é uma oportunidade para cultivarmos uma cultura de empatia, respeito e colaboração dentro da nossa comunidade escolar. Cada pequeno gesto de gentileza tem o poder de transformar relações e criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados. Ao incentivarmos os alunos a serem conscientes das suas ações e do impacto que estas podem ter nos outros, estamos a fortalecer competências socioemocionais essenciais para o seu desenvolvimento.
Universo das Emoções – AQUI
Contratação de Escola
Lista Ordenada de Candidatos
Grupo: 910 – Educação Especial 1
Nº horário: 9
Horas: 14
Duração: Temporário
Agrupamento de Escolas de Mêda
PROMOVE
No âmbito do programa Erasmus+ Convite para apresentação de projetos de Acreditação – STAFF
Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente.
Contratação de Escola
Lista Ordenada de Candidatos
Grupo: 200 – Português e Estudos Sociais/História
Nº horário: 1
Horas: 12
Duração: Anual
Ano Letivo 2024/2025
Início das atividades letivas
Informa-se toda a comunidade educativa que as atividades letivas para o ano letivo 2024/2025 iniciar-se-ão nas seguintes datas:
Dia 13 de setembro de 2024 para os alunos do Pré-Escolar, 1º ano e do 5º ano de escolaridade.
Dia 16 de setembro de 2024 para os restantes alunos.
Agrupamento de Escolas de Meda
ERASMUS +
O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. A educação, a formação, a juventude e o desporto são domínios fundamentais que apoiam os cidadãos no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Em última análise, quando o ensino e a formação, bem como a aprendizagem informal e não formal, são inclusivos e de elevada qualidade, proporcionam aos jovens e aos participantes de todas as idades as qualificações e aptidões necessárias para que participem de forma significativa na sociedade democrática, na compreensão intercultural e numa transição bem-sucedida para o mercado de trabalho.
Todas as informações AQUI
Informação
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Despacho n.º 4209-A/2022 de 11 de abril de 2022 – Estabelece o calendário das matrículas e respetivas renovações para a educação pré–escolar e os ensinos básico e secundário para o ano letivo de 2022-2023
Informação
De acordo com orientações da Sra. Diretora-Geral da Saúde, relativamente à abordagem de casos e contactos em contexto escolar e creches, informamos que deverão ser atendidos os seguintes procedimentos(…)
Projeto ATUA!
Evento Final Ensino Secundário (Regular e Profissional) | Concurso de Ideias
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No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tem vindo a desenvolver nas vossas Escolas/Agrupamentos o ATUA! Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da CIMBSE, como é do conhecimento de todos. Apesar de todas as dificuldade que inicialmente se colocavam para o arranque da 2ª Edição deste Projeto, a vontade de todos os intervenientes (Municípios, Escolas, Professores e Alunos) impulsionou o seu desenvolvimento e hoje, podemos avançar que está a correr extremamente bem nas Escolas da Região!
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Dia 28 de maio, a partir das 14:30h, assiste à transmissão em direto para o Facebook e apoia as equipas do nosso agrupamento.
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Assiste clicando AQUI
Projeto ATUA! – 2ª Edição
Preparar crianças e jovens para os novos desafios do século XXI
Todos estão de parabéns! A entrega, a partilha e o entusiasmo foram uma constante e contagiaram todos os presentes na sessão da semifinal de hoje entre Mêda e Covilhã! Todos somos vencedores!
Das dez ideias apresentadas passam à fase SUPRAMUNICIPAL as dos alunos do 10ºAno – “ECO TAP”; “Saberes e Sabores”; “CFMR Moving Theatre”
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O Agrupamento de Escolas de Mêda participa no 1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola que decorre no dia 23 de janeiro, sábado, das 10.00 às 18.30, e que irá mostrar numa emissão totalmente on‐line a riqueza e a diversidade dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.
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Dia do Diploma e Prémio de Mérito
O “DIA DO DIPLOMA” integra o calendário escolar de cada ano letivo, em todas os agrupamentos de escolas e em data a definir por cada um, e consiste numa ação formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham concluído o ensino secundário no ano letivo anterior, quer no regime regular, quer no regime profissional.